O I Encontro de Professores Universitários Brasileiros de Literatura Portuguesa teve lugar em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, em 1966. Foi idealizado pelos professores Antônio Soares Amora (USP), Thiers Martins Moreira (UFRJ), Cleonice Berardinelli (UFRJ), Carlos D'Alge (UFCE), Leodegário A. de Azevedo Filho (UERJ), Jordão Emerenciano (UFPE), Hélio Simões (UFBA) e Naief Sáfady (UFMG). Outros nomes importantes nesse momento fundador foram os de Segismundo Spina (USP), Fernando Manuel de Mendonça (UNESP Assis), Massaud Moisés (USP) e Maria Aparecida B.C. Santilli (USP).

Desde então, ocorreram outros 28 Encontros. Mas foi durante o XIV Encontro, realizado em Porto Alegre, de 03 a 07 de agosto de 1992, que a ABRAPLIP passou a existir, de fato, com a aprovação do seu Estatuto e a eleição da primeira Diretoria, formada por professores da universidade que sediaria o Encontro posterior, bem como do Conselho, composto por dez professores universitários que representariam as diversas regiões do Brasil. Com isso, procedeu-se à tramitação do processo de registro da Associação nos órgãos legais de Porto Alegre.

O Congresso Internacional da ABRAPLIP, hoje, é realizado a cada dois anos, sempre em uma cidade diferente, e o principal objetivo da Associação é o de estimular e desenvolver atividades de ensino e de pesquisa na área da Literatura Portuguesa, visando contribuir para o aperfeiçoamento dos alunos de Graduação e de Pós-Graduação, stricto e lato sensu, ao proporcionar o contato entre pesquisadores e especialistas do Brasil e do Exterior, fomentando, assim, o intercâmbio e a difusão da Literatura Portuguesa.